tamojuntocefetmg

Territórios de Atuação

O contexto de pandemia do novo coronavírus tende a causar maiores impactos em comunidades periféricas em que o Estado negligencia o seu papel, o que provoca barreiras no acesso aos direitos sociais, sobretudo a saúde, o saneamento básico e a educação de qualidade. Aglomerados como a Cabana do Pai Tomás e as Ocupações Vila Esperança, Vila da Conquista e a Ocupação Paulo Freire são territórios que apresentam alta vulnerabilidade social nesse cenário de crise sanitária potencializada por uma crise política, social e desmonte dos serviços públicos.

Os territórios de atuação do TamoJunto demostram que a pandemia não é democrática. Pelo contrário, tem recortes de classe, raça e gênero na realidade brasileira. Isso fica explícito a partir da constatação do Aglomerado Cabana do Pai Tomás aparecer no topo da lista de bairros que mais registram mortes por coronavírus em Belo Horizonte.

As comunidades que atuaremos possuem dificuldades de acesso às plataformas digitais, problemas, também, de acesso à internet de qualidade. Ao mesmo tempo, são assoladas por outra doença, uma infodemia que também espalha a desinformação e cria obstáculos concretos às ações de prevenção e tratamento da COVID-19.

Os territórios de atuação do projeto tornam-se espaços de conexão com o CEFET-MG para a construção de uma rede de comunicação popular em saúde.

Ocupação Paulo Freire

A partir do Movimento de Luta de Bairros, Vlias e Favelas (MLB), que busca promover moradia digna a todos, a Ocupação Paulo Freire foi fundada no dia 31/05/2015. Localizada na Regional Barreiro, a ocupação abriga atualmente cerca de 100 famílias em situação de vulnerabilidade social e corresponde à área de 2 hectares. Entretanto, mesmo com as dificuldades, a comunidade se mostra forte e unida, promovendo ajuda mútua entre os moradores de modo a conquistarem juntos melhores condições de vida.

Ocupação Vila Esperança

A Ocupação Vila Esperança surgiu em setembro de 2014 e está localizada próxima à Av. Teresa Cristina e à estação de metrô Calafate em Belo Horizonte. A comunidade possui cerca de 40 famílias abrigadas e corresponde à área de 1,2 hectares. É importante ressaltar que essa população é constantemente atingida por enchentes em épocas de chuva na capital, devido a sua localização geográfica e à falta de planejamento urbano na região, sendo assim, contém um alto número de vítimas impactadas por essas tragédias.

Ocupação Eliana Silva

Vizinha da Ocupação Paulo Freire, a Ocupação Eliana Silva, também, está localizada no Parque de Ocupações do Barreiro. Surgiu em 2012 e possui como movimento social atuante o MLB. Além disso, essa ocupação possuiu uma forte mobilização civil em sua origem, com o apoio de estudantes, ativistas e trabalhadores, pelo fato de seus ocupantes terem sido violentamente retirados de suas terras de origem em localização próxima a atual comunidade. Essa ocupação possui cerca de 3,9 hectares e abriga cerca de 170 famílias, totalizando por volta de 700 pessoas.

Aglomerado Cabana do Pai Tomás

O Aglomerado Cabana do Pai Tomás é uma das maiores comunidades de Belo Horizonte, localizado na região oeste da cidade. Começou a ser ocupado na década de 1960 e, atualmente, conta com cerca de 17.994 habitantes, de acordo com o censo de 2010. O grande aglomerado Cabana, que inclui diversos bairros, está estimado em 70 mil pessoas. A comunidade está presente em diversos projetos sociais e comunitários com o CEFET-MG. O Programa SoFiA de extensão popular e divulgação científica tornou-se um motivador e provocador da instituição quanto à sua função social junto a um território que está ao lado de um dos seus maiores campi.

Mapa geográfico com os territórios de atuação do Projeto Tamojunto

Skip to content