tamojuntocefetmg

Outros Projetos do CEFET-MG

O TamoJunto é parceiro de outros projetos do CEFET-MG, aprovados no mesmo edital da DEDC/CEFET-MG, para a implementação de ações de combate à COVID-19:

Produção e doação de álcool glicerinado 80° GL para terceirizados, comunidades carentes órgãos públicos

Coordenado pelo Prof. Ildefonso Binatti, Departamento de Química do CEFET-MG.

Diante da crescente demanda de álcool causada pela pandemia, foi observado aumento de preço, venda em quantidades limitadas e, em alguns locais, o produto não é sequer encontrado. Isso dificulta a aquisição por parte dos órgãos públicos e sobretudo, da população carente.

Assim, o projeto tem como objetivo a produção e a doação de 2.000 litros de álcool glicerinado 80°GL para terceirizados do CEFET-MG, comunidades carentes e órgãos públicos, como alternativa mais barata e viável de solução alcoólica antisséptica. As comunidades contempladas por esse projeto foram: Aglomerado Cabana do Pai Tomás, Ocupação Vila Esperança, Ocupação Paulo Freire, Ocupação Vila da Conquista e Ocupação Carolina de Jesus.

Produção de máscaras de proteção Tipo Face Shield e Construção de Respiradores de Baixo Custo Utilizando Impressão 3D

Coordenado pelos Técnicos administrativos Ana Rute Ribeiro Matos de Faria, Secretária de Política Estudantil do CEFET-MG, e Diego Henrique Antunes Nascimento, Superintendência de Infraestrutura do CEFET-MG.

O projeto tem como objetivo desenvolver alternativas e prover suporte para que os profissionais da saúde possam atuar neste momento de pandemia, de forma segura e minimizando perdas dentro do possível. Assim, serão produzidas máscaras de proteção utilizando impressoras 3D abastecidas de PLA como matéria prima, recoberto por uma camada de etileno acetato de vinila (EVA) de shore 25.

Além disso, o projeto também irá desenvolver um respirador de baixo custo. Após o desenvolvimento do protótipo, ele será encaminhado a uma comissão de médicos e fisioterapeutas especializados para analisar e validar o sistema. Com a finalização do protótipo, o projeto será disponibilizado na íntegra para livre acesso e produção de forma a escalar a infraestrutura de combate à COVID-19.

Mostra Virtual de Artes do CEFET-MG

Coordenado pelo Prof. André Leme Pedico, Departamento de Arte, Design e Tecnologia do CEFET-MG.

Mostra Virtual de Artes do CEFET MG, ocorreu entre os dias 22 e 30 de junho 2020, sendo realizada pelo Departamento de Arte, Design e Tecnologia, em parceria com a Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário. O evento reuniu a comunidade interna e externa da instituição em uma série de atividades culturais online. Nele foram veiculadas gratuitamente performances artísticas, minicursos online e lives com discussões culturais. Importante destacar que todo o conteúdo do evento continua disponível online, encontre-os no Youtube e Instagram.

Programa de Extensão SoFiA

Coordenado pelo Prof. Bráulio Silva Chaves, Departamento de Ciências Sociais e Filosofia do CEFET-MG, e pela Prof. Cláudia Gomes França, Departamento de Arte, Design e Tecnologia.

O SoFiA foi criado em 2015, com objetivo de realizar ações de popularização da ciência nas comunidades Cabana do Pai Tomás e Aglomerado da Serra, ao conectar, integrar e compartilhar conhecimentos no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). As iniciativas baseiam-se em dois eixos: 1. Educação e Tecnologia e 2. Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia. 

Em 2019, o SoFiA também foi aprovado no edital 05/2019, do CNPQ,  Programa Ciência na Escola. O objetivo é concentrar ações de divulgação científica e extensão popular na Escola Estadual Aarão Reis, localizada no bairro Madre Gertrudes em Belo Horizonte/MG.

Em razão da pandemia do COVID-19, o SoFiA precisou adaptar suas atividades planejadas para o ano de 2020 e para criar formas de atender às novas demandas que surgiram em seus territórios de atuação. Assim, além de criar formas de trabalhar com suas temáticas de maneira remota, a partir da produção de vídeos que visem a construção dos Objetos de Aprendizagem e atividades da Agroecologia, o programa atua em parceria com o projeto #TamoJunto, na criação de maneiras de combater a desinformação e ajudar no enfrentamento à pandemia. Para isso, estão sendo feitas as ações em conjunto como: a distribuição de Kits (com álcool em gel e material educativo) para as famílias de alunos da Escola Estadual Aarão Reis; confecção de vídeos que mostram o impacto da pandemia nas manifestações culturais locais; divulgação de informações confiáveis sobre o COVID-19 na região; dentre outras atividades. 

Para saber mais sobre o SoFiA, acesse as redes sociais:

Site: sofia.cefetmg.br

Instagram: @sofiacefetmg

Facebook: Sofia cefet-mg

YouTube: SoFiA CEFETMG

Instituições e coletivos parceiros do TamoJunto:

A Associação dos Moradores do Aglomerado Cabana (ASMAC) ajuda a dar voz às pessoas que vivem na comunidade da Cabana do Pai Tomás. A ASMAC é uma das mais antigas associações de moradores do Brasil, tendo sido fundada ainda na década de 1980. Ela é o símbolo da forte atuação política que marca a história da Cabana desde o seu surgimento. A ASMAC é importante na prestação de serviços e em ser uma voz política de moradores e moradoras ao longo tempo.

O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) é um movimento social nacional que luta pela reforma urbana e pelo direito humano de morar dignamente. Desenvolve um papel crucial estabelecendo comunicação eficiente entre os envolvidos em nosso projeto e os representantes de cada comunidade e ocupação na qual atua o Tamojunto!

Skip to content