tamojuntocefetmg

Ciência, Tecnologia e Sociedade

A área de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) abrange um amplo campo de estudos que visa compreender e melhorar as relações entre esses três setores. Tais pesquisas e estudos estão fundamentados na ideia de que ciência e tecnologia são atividades sociais, logo, estão vinculadas a projetos de sociedade distintos, interesses de grupos, disputas e controvérsias.

Sendo assim, o campo CTS tem um importante papel nas discussões relacionadas ao ensino técnico e tecnológico, ressaltando que muitas disciplinas, nesse contexto, são ministradas de forma abstrata, tecnicista com poucas relações com o cotidiano dos alunos e alunas. Isso cria, gradativamente, um abismo no qual se encontram estudos rasos sobre a natureza e as relações humanas, bem como uma hierarquia nociva entre conhecimento prático e teórico.

No contexto atual de pandemia, tais situações muitas vezes silenciadas na área da educação se agravam e se estendem para outros setores de nossa sociedade, como a política, a economia e, primordialmente, a saúde. Além do surgimento de novas discussões, enfrentamos também o agravamento de discussões já existentes; como as desigualdades de classe, gênero, orientação sexual e etnia.

Como uma instituição de Ensino Médio e Ensino Superior, o CEFET-MG, junto às parceiras, desenvolve o projeto TamoJunto, que atua no combate à COVID-19 pensando em formas coletivas e solidárias de exercer tudo o que vem sendo estudado e compreendido pelo campo CTS. A interdisciplinaridade, as ciências sociais e a computação se unem para que possamos enfrentar não apenas o vírus, mas, também, as estruturas históricas da desigualdade brasileira.

Skip to content